sexta-feira, 25 de junho de 2010

Doce Novembro - São Francisco no romance de Keanu Reeves e Sharlize Theron


Doce Novembro (Sweet November)


Filmes classificados como romance dificilmente conseguem arrancar elogios da crítica. Normalmente recebem uma classificação mediana, sem elogios em excesso ou críticas comprometedoras. Ganham uma nota 6, ou 5, dependendo do humor do crítico. E o que isso signfica? Basicamente nada. O principal motivo para este posicionamento talvez seja o excesso de clichês e a tendência para o drama forçado que muitos romances demonstram. Tais filmes envolvem, em sua maioria, romances proibidos, amantes que são separados pelo destino, doentes terminais tentando aproveitar seus últimos suspiros ou ainda protagonistas que se odeiam no início só para descobrir, já no final, que sempre se amavam. Ou seja, inverossímel e previsível. Ou, em palavras mais objetivas, totalmente diferentes da vida real, imprevisível e extremamente normal.


Ora, sem discriminar os filmes carregados em tintas realistas, bastante comuns hoje em dia, de vida real já basta a nossa. Então, jogue o preconceito no lixo, ponha a caixinha de lenços de papel debaixo dos braços e aproveite essas histórias carregadas de sentimentalismo, feitas para se apaixonar, rir e chorar. Assista Doce Novembro como se tivesse acabado de se apaixonar. Aliás, essa é a melhor dica que posso dar quando estiver assistindo um filme de romance. Imagine-se nos primeiros dias de namoro, nos primeiros beijos, na palpitação a cada encontro e nos telefonemas longos e sem assunto. Após esta pequena fase, se o relacionamento durar, encontramos o verdadeiro amor. Mas este amor, se não for devidamente cultivado e vivido com paixão, pode acabar. Pode parecer simples, didático até, mas a dinâmica é mais ou menos essa. E quando paramos para analisar, não entendemos o que é essa paixão, esse romance, essas situações clichê que tanto vemos no cinema. Preferimos então filmes com tons realistas e histórias pautadas no verossímil. Pare, pense e reflita. Será melhor para entender Doce Novembro e outros tantos romances hollywoodianos. Será melhor para sua vida.


Sem entregar a história do filme, basta dizer que Doce Novembro é um típico romance, com uma (ou várias) daquelas características mencionadas anteriormente. Não foge do clichê, mas também não tem pretensões maiores se não entreter e fazer emocionar. Tem boas doses de seriedade, paixão e drama. Poderia provocar um pouco mais de risadas, que sempre nos aproxima mais dos personagens, mas tem o tom certo para a história que conta. Keanu Reeves é sempre Keanu Reeves. Charlize Theron ilumina cada cena, e os coadjuvantes entram na hora certa. Entre eles, Jason Isaacs, o vilão de O Patriota (The Patriot), com Mel Gibson, num papel diferente, por assim dizer. A história é simples, sem novidades, mas o final traz um pouco do realismo que muitos críticos gostam. Um bom programa para extrair aquela paixão que existe dentro de cada um, e tirar da rotina a vida de todos nós. Pelo menos por algumas horas.


Algumas locações de Doce Novembro merecem destaque, entre elas, o parque onde vemos o casal caminhando, acompanhando os trilhos de um bondinho, supostamente perto da casa de Sara. Trata-se do Dolores Park, ou Mission Dolores Park, ou ainda Mission Park. Fica no Distrito de Mission, numa região conhecida como Dolores Heights. Portanto, bem longe da casa de Sara, que fica em Potrero Hill, na esquina da Missouri Street com a 18th Street. Tem uma vista belíssima da cidade, local para caminhadas, quadras de esportes e locais para passear com cachorros. Por isso, é bastante frequentado por moradores da cidade, e não é muito conhecido por turistas. A passarela que liga a rua ao parque, e que vemos na cena final do filme, fica na esquina da 19th Street com a Church Street. Mas a estufa que vemos de fundo não existe por lá. Ela foi construida para o filme apenas para esconder uma estátuta que existe por lá. Deve ser uma estátua um tanto esquisita...


Que tal um café onde a dupla central da história, mais o moleque vizinho de Sara, dividem uma mesa quando o amigo de Nelson entra e os encontra sem querer? É o Farley’s Café, número 1315 da 18th Street, também em Potrero Hill. Se preferir um lugar mais chique, opte pelo Citicourt Café, dentro do Citicourt Center, número 1 da Sansome Street, bem no centro da cidade. E se sair para um drik, aproveite para tomar uma cervejinha no Blooms Saloon, número 1318 da 18th Street, local onde Nelson conversa com o amigo de Sara, após um incidente revelador, e também onde vemos Nelson cantando para Sara, mais para o final do filme. Um último passeio pelos sets de filmagem de Doce Novembro é uma caminhada pela Golden Gate Promenade e a Crissy Field Beach, na região de Presidio, com a impressionante ponte de fundo, sempre compondo um visual único. No filme, este lugar foi usado para filmar a caminhada da dupla, bem acompanhados por cerca de meia dúzia de enormes poodles brancos. Esqueça os poodles e aproveite o visual.


Making off:
- Esta é a segunda vez em que os atores Keanu Reeves e Charlize Theron atuam juntos. Anteriormente eles já haviam trabalhado em O Advogado do Diabo;
- Doce Novembro é a refilmagem de Por Toda a Minha Vida, lançado em 1968;
- Recebeu 3 indicações ao Framboesa de Ouro, nas seguintes categorias: Pior Ator (Keanu Reeves), Pior Atriz (Charlize Theron) e Pior Remake ou Sequência.

4 comentários:

  1. Olá, quero agradecer as dicas! Realizei o grande sonho de conhecer os lugares onde o casal qu eme fez chorar tantas vezes viveu sua história. Em setembro do ano passado (2011), fui e fiz todo o trajeto...parabéns pelo trabalho. Simone Ferrarese

    ResponderEliminar
  2. Amei, quero te agradecer por tudo. ler esta marav. sobre desta cidade belissima q; é são francisco, onde foi feito filme Doce Novembro, vou diser q/ se dane os criticos é simplesmente lindo sensivel emocionante,,,valeu;;;

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de saber onde é a praça onde termina o filme.

    ResponderEliminar
  4. excelente ator , ser humano extraordinario, vi e vejo seu filme doce novembro, e me identifico totalmente neste filme no lugar dele, pois tambem sou como ele, um homem sozinho sem pai nem mae, nao tenho irmaos, sou sozinho no mundo, perdi minha namorada e agora fico chorando muito por quando vejo este filme doce novembro, tenho o desejo de ir ao local da gravacao deste filme. pois sei que o vazio que sinto na alma vai ser preenchido indo ate sao francisco. pois moro no brazil, rio de janeiro, e nao tenho condicoes financeiras para ir ate lá (Missouri Street com a 18th Street, san franciso, eua)

    ResponderEliminar