quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nova York



“There are many apples, but only one Big Apple.”

A cidade mais cosmopolita do mundo dispensaria uma apresentação formal, ou mesmo algumas locações cinematográficas como justificativa para uma visita. Mas não poderíamos começar o tour pela Big Apple sem antes falar um pouco desta cidade que é o sonho de consumo de 10 entre 10 turistas que procuram diversão, glamour e cultura. Nova York tem de tudo, e de todos os cantos do mundo, e já de início é importante ressaltar que será impossível conhecer tudo o que ela oferece, turisticamente e cinematograficamente falando. Seriam necessários meses percorrendo suas ruas e avenidas a pé – pois é assim que se deve conhecer a cidade – para se ter uma vaga idéia de tudo o que ela oferece. Restaurantes chiques, cafés da moda, bares, lojas de grifes, outlets, atrações turísticas, shows da Broadway e off-Broadway, shows circenses, passeios clássicos, ou seja, é muita coisa para pouca vida, por assim dizer. É preciso rebolar. Nova York é única, e por isso mesmo, imprescindível. Nas palavras do jornalista britânico Simon Hoggart “Viver em Nova York é como estar numa festa terrivelmente tarde da noite. Você está cansado e com dor de cabeça desde que chegou, mas não pode ir embora porque senão perderá a festa.”
Making off:
- Por volta de 1650, os colonizadores da ilha de Manhattan construiram um muro, ou muralha, pelo medo de ataques dos nativos americanos. Aos poucos, este muro foi sendo colocado abaixo, e no lugar, os colonizadores abriram uma rua, de nome... Wall Street;
- Groud Zero é o nome que se dá ao ponto da superfície da Terra onde se dá uma explosão. Pode ser usado para explosões nucleares, bombas comuns, terremotos, epidemias ou outras catástrofes. Atualmente, porém, é conhecido como o local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center;
- TriBeCa não é um nome, é uma abreviatuta para "Triangle Below Canal Street" . A região, no entanto, se assemelha a um trapézio, e não a um triângulo;
- SoHo também não é um nome. É abreviatura para South Houston Street.



Os Caça Fantasmas (Ghostbusters)
Gênero: ComédiaTempo de Duração: 101 minutosAno de Lançamento (EUA): 1984
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Black Rhino ProductionsDistribuição: Columbia PicturesDireção:
Ivan ReitmanRoteiro: Dan Aykroyd e Harold RamisProdução: Ivan Reitman
Elenco
Bill Murray (Dr. Peter Venkman)Dan Aykroyd (Dr. Raymond Stantz)Harold Ramis (Dr. Egon Spengler)Sigourney Weaver (Dana Barrett / Zuul)Rick Moranis (Louis Tully / Vinz Clortho)Annie Potts (Janine Melnitz)

Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis estão nesta clássica comédia sobrenatural que fará você gritar! Quando a universidade reduz o departamento de parapsicologia, os Doutores Venkman (Murray), Stantz (Aykroyd) e Spengler (Ramis) mudam sua atividade de cientistas para a de Caça-Fantasmas, investigadores e exterminadores de pestes paranormais! Quando a atraente Dana Barrett (Sigourney Weaver) descobre que seu refrigerador é um portal para a dimensão espiritual, nossos heróis ficam frente a frente com uma antiga força do mal que planeja transformar Manhattan no inferno!
“Who you gonna call? Ghostbusters !!!” A música de Ray Parker Jr. ficou em primeiro lugar nas paradas da revista americana Billboard por três semanas consecutivas, e ainda concorreu ao Oscar de melhor canção. Perdeu para a música “I Just called to say I love you”, que Steve Wonder fez para o filme A Dama de Vermelho (The Woman in Red). Abre parênteses: é impressionante como estas duas músicas, tocadas com frequência ainda hoje, foram criadas no mesmo ano, e concorreram ao mesmo Oscar. Os anos 80 eram mesmo bons tempos para os compositores. Fecha parênteses. O filme foi um tremendo sucesso em 1984, e só perdeu nas bilheterias para um tal de Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop), com Eddie Murphy. Ainda assim, a briga foi grande. Os Caça Fantasmas é uma ficção-científica turbinada com muita comédia e aventura, em outras palavras, um verdadeiro arrasa-quarteirões da época. Custo: cerca de US$ 30 milhões. Praticamente o salário de Tom Cruise ou Julia Roberts nos dias de hoje. Faturou 10 vezes mais (praticamente o custo de Avatar, de James Cameron. Onde vamos parar?) e gerou uma continuação, sem o mesmo sucesso de crítica, porém financeiramente ainda muito lucrativo. Alguns ícones dos anos 80 surgiram com este filme, como a música citada anteriormente e a ambulância branca, ou Ecto 1, um Cadillac Miller Meteor com uma sirene estridente. Foram construídos três carros para o filme, mas um deles nem sequer foi usado, foi feito apenas para ficar em exposição no parque temático da Universal Stúdios. E este, veja só, está à venda, pronto para rodar, com o odômetro zerado. Valor: cerca de US$ 27 mil.

O filme em si virou um ícone. Seus monstros, Geléia, Stay-Puft e Gozer são fantasmas de uma época diferente, ingênua, romântica e colorida. Num mundo de Tripods (A Guerra dos Mundos), Sauron (O Senhor dos Anéis) ou Voldemort (Harry Potter), os vilões de Os Caça Fantasmas só trazem um sentimento: nostalgia.
E é exatamente esse o sentimento que aflora quando passamos em frente ao pequeno prédio, estreito, revestido com tradicionais tijolos vermelhos, classicamente NY, e que abriga um corpo de bombeiros, no número 14 North da Moore Street, West Broadway (Tribeca). Endereço de nada mais nada menos que o quartel general dos caça fantasmas. Impossível não se emocionar ao passar em frente ao pequeno e inconfundível prédio. (imagem ao lado)
O luminoso dos Caça Fantasmas, símbolo de uma época, não está mais lá, obviamente, mas isto não diminui o entusiasmo de estar diante de algo que marcou a história do cinema. O interior do prédio não pôde ser usado porque realmente funciona ali, e já funcionava na época, um corpo de bombeiros, o grupamento 8 Hook and Ladder. A solução foi encontrar um prédio semelhante, e que não estivesse em uso.
E isso ocorreu em Los Angeles (na outra extremidade do País, diga-se de passagem), no número 225 East da Fifth Street. Local que também serviu para filmar algumas cenas de O Máscara (The Mask) e Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China), um clássico das Sessões da Tarde.

Para jantar, uma dica é o restaurante onde o personagem de Rick Moranis atravessa uma janela para fugir de alguns animais sinistros. Ele fica na 67th Street, Central Park West, e tem o nome de Tavern on the Green. Também neste restaurante, Bud Fox (Charlie Sheen), personagen do filme Wall Street, Poder e Cobiça (Wall Street), se encontra com policiais federais após armar uma cilada contra seu mentor Gordon Gekko (Michael Douglas), o multimilionário do mundo das ações em NY
Making off:
- O roteiro original de Os Caça-Fantasmas, escrito apenas por Dan Aykroyd, iniciava o filme já mostrando um carro voador dos Caça-Fantasmas saindo da base do grupo. Foi o diretor Ivan Reitman quem sugeriu que seria melhor se o filme mostrasse como os Caça-Fantasmas foram formados. E deixar pra lá a idéia de um carro voador;
- A idéia inicial era que o homem gigante de marshmallow aparecesse pela primeira vez saindo da água ao lado da Estátua da Liberdade, para passar ao espectador a dimensão do seu tamanho. Porém, esta idéia acabou sendo deixada de lado devido às dificuldades da época em fazer com que ela parecesse real dentro do filme;
- As vozes dos personagens Geléia e Zuul foram feitas pelo próprio diretor Ivan Reitman;
- O filme recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Canção Original ("Ghostbusters").

Sem comentários:

Enviar um comentário