sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Florida de Jim Carrey - O Show de Truman


O Show de Truman, O Show da Vida


O Show de Truman não é um filme, é uma previsão. Juntamente com EdTV, de Ron Howard, constitui a bola de cristal mais precisa já vista. Explico. Os dois filmes em questão falam de um fenômeno absurdo que ocorre nas mídias televisivas de todo mundo. E se existir vida fora da Terra, e lá funcionar um canal de TV, o programa de maior audiência será um reality show. O Show de Truman leva este fenômeno ao extremo, onde a vida inteira de Truman Burbank, desde seu nascimento, é televisionada 24 horas por dia. E ele não sabe. Todos ao seu redor são extras, inclusive sua esposa. A cidade onde mora é na verdade um estúdio que é abrigado sob uma gigante redoma que pode ser vista do espaço.


Exageros a parte, o intrigante filme de Peter Weir relata de uma forma incrível a necessidade da humanidade em se meter na vida dos outros. Foi lançado em 1998, quando os reality shows ainda não estavam tão em voga quanto hoje, por isso, dividiu opiniões. A crítica adorou e o público não entendeu muito bem, reclamando do final. Se estivesse nos cinemas hoje, e não disputasse o horário com um episódio do Big Brother, faria muito mais barulho.


O mais incrível é que, excetuando-se algumas “maquiagens” feitas com computação gráfica, a cidade onde Truman morava realmente existe. O lugar se chama Seaside, e fica a alguns quilometros de Panama City, em direção a Fort Walton Beach, bem no lado oeste da Florida. Um pouco fora de mão do roteiro Miami e Orlando, mas a visita é espetacular. O lugar é um resort planejado, e as casas que aparecem no filme estão todas lá. Inclusive a casa de Truman, hoje carinhosamente identificada como “The Truman house”, número 31 da Natchez Street, Seaside, bem a oeste da cidade, perto do Narchez Park. Ainda estão lá as ruas de piso avermelhado e a rotatória que podemos ver numa cena antológica envolvendo a desconfiança de Truman com sua vida “perfeita”. E só para tranquilizar, a cidade não é um estúdio inteiramente construido sob uma redoma gigantesca. É um lugar que se tornou mágico graças ao cinema.

1 comentário: